Sun 3

terça-feira, 3 de março de 2015

A Bastarda de Istambul

Zehlia, uma jovem  turca de 19 anos, vai a caminho de uma clínica, determinada a fazer um aborto. É uma mulher linda exuberante, com piercings, saias curtas e excessivamente pintada. Ao chegar lá, muda de ideias, e assim, uns meses depois nasce Asya, a sua filha bastarda. 

A família de Zehlia é composta só de mulheres,as suas 3 irmãs e um irmão, sua mãe e sua avó.Mustafa o irmão , para fugir à tal morte prematura devido a uma maldição, foi enviado para os E.U.A. Por lá casa com Rose, uma americana divorciada de um Arménio. Rose tinha já uma filha, Armanouche.

A história decorre 19 anos depois, quando Asya e Armanouche, cada uma no seu país são já maiores de idade. 

Este livro é sobre segredos e traições, perseguições e genocídio. Muitíssimo bem escrito e descrito, a autora dá-nos uma ideia perfeita dos conflitos políticos entre a Turquia e a Arménia sem se tornar aborrecida, pelo contrário, esta parte é a dos segredos, e revelações. A narrativa decorre no presente e no passado, e pode ao princípio causar alguma confusão derivado aos nomes, mas é muito cativante, pois por trás desta história há grandes segredos, e isso mantém o leitor sempre na expetativa.Tem também grandes 'doses' de sobrenatural, pois uma das irmãs de Zehlia era vidente, via o futuro e o passado, falando com o seu djinn. Uma história muito interessante, não obedecendo a nenhum clichê, tendo momentos de algum erotismo (qb), humor e um desfecho brutal, que ninguém espera. 4 estrelas, gostei muito. 


1 comentário:

  1. Viva,

    Bem fica registada a recomendação, parece - me um bom livro :)

    Bjs

    ResponderEliminar