Sun 3

sábado, 20 de fevereiro de 2016

O Herói das Eras (parte 2)

Vin está encurralada numa cela de pedra, não pode usar a alomância. Elend está do lado de fora, a fazer o cerco à cidade de Fadrex, sabe que Vin vai conseguir fugir. 
Ruína manipula Vin, sempre manipulou, desde que ela nasceu...o brinco que ela usa é um espigão, daí ela ter o poder que tem.....



Um final brilhante para a trilogia, mais uma versão de Génesis, (um trecho da Biblia,) brilhantemente recriado e restrutruturado por Sanderson. Uma narrativa bastante complexa para ser YA. Neste último livro, o papel de Vin é mais pacífico, de qualquer maneira o seu desempenho vai ditar o destino do mundo. Elend , por sua vez, é um personagem 'dispensável', ou seja, tem um papel menor na trama, o que é genial por parte de Sanderson. Elend sendo Imperador do mundo existente, não  consegue mudar o rumo dos acontecimentos, nem tão pouco a sua existência é relevante para o que quer que seja. Perceberam o que Sanderson quis dizer, certo???

A eterna luta do bem e do mal, mas lá está, onde começa e termina o 'bem', onde começa e termina o 'mal'?? Este tema é genialmente tratado por Sanderson, não dando resposta, pois não há resposta possível.Também, fiquei sem saber quem é o Herói das Eras, o que foi mais uma vez genial por parte de Sanderson, foi Kelsier ou Vin? não sei, e na minha opinião não foi nenhum dos dois e foram os dois, esta dualidade ao longo de toda a obra é realmente brilhante. O fim de tudo é o início de outro todo, outro herói das Eras (quem sabe) já está no poleiro, para dar seguimento a mais uma 'etapa humana', e provávelmente para no fim do tempo fazer o que estes fizeram e voltar ao início dos tempos. Foi brilhante, Sanderson é Brilhante. 10 estrelas.

2 comentários:

  1. Olá,

    espero muito por ler este livro. Tinha uma expectativa em relação ao Susto, que sempre me pareceu interessante e que na última parte teve tanto relevo.

    Gostei muito da tua opinião =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Vais ver que as tuas expectativas vão valer a pena,


    Bjinhos

    ResponderEliminar