Mais um pequeno romance fantástico de Steinbeck, desta vez a história de dois trabalhadores rurais, que andam de terra em terra à procura de trabalho, sendo um deles retardado mental.
George e Lennie chegam a Soledad para trabalhar no campo, têm um sonho, comprar a sua própria casa e viver da terra, a este sonho junta-se mais um dos trabalhadores da herdade onde estão, pois é velho e tem o dinheiro para concretizar a compra. Só têm que esperar mais um mês , George avisa Lennie para não se meter em brigas, pois sabe a força bruta do seu amigo. Mas as coisas correm mal....
Gostaria de dizer que foi uma leitura fabulosa, mas não posso, a tradução cortava a beleza da história, frases sem sentido, uma tradução mal amanhada tirou o prazer e a beleza da leitura. Se souberem inglês, aconselho vivamente a lerem nesse idioma, pois em termos de conteúdos frásicos, este livro não vale o dinheiro do papel.
A todos que leem estes resumos, gostaria de dizer, que cresci a ler os clássicos, Dickens, Austen, Brontê, Stevenson, Dumas,Steinbeck, Tolstoy etc. Acho que ao longo dos anos adquiri o hábito das excelentes traduções, e não permito agora, ao reler um prémio Nobel da Literatura, ler uma autêntica cagada de palavras.
Ois,
ResponderEliminarNunca li mas tenho lá livros dele para ler, já sabia que eras admiradora do escritor
Bjs
Olá Fiacha,
ResponderEliminarpara começares lê A Pérola, um livro pequeno, mas magnífico, até faz parte do plano nacional de leitura
bjos