Sun 3

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ratos e Homens

Mais um pequeno romance fantástico de Steinbeck, desta vez a história de dois trabalhadores rurais, que andam de terra em terra à procura de trabalho, sendo um deles  retardado mental.


George e Lennie chegam a Soledad para trabalhar no campo, têm um sonho, comprar a sua própria casa e viver da terra, a este sonho junta-se mais um dos trabalhadores da herdade onde estão, pois  é velho e tem o dinheiro para concretizar a compra. Só têm que esperar mais um mês , George avisa Lennie para não se meter em brigas, pois sabe a força bruta do seu amigo. Mas as coisas correm mal....


Gostaria de dizer que foi uma leitura fabulosa, mas não posso, a tradução cortava a beleza da história, frases sem sentido, uma tradução mal amanhada tirou o prazer e a beleza da leitura. Se souberem inglês, aconselho vivamente a lerem nesse idioma, pois em termos de conteúdos frásicos, este livro não vale o dinheiro do papel.

A todos que leem estes resumos, gostaria de dizer, que cresci a ler os clássicos, Dickens, Austen, Brontê, Stevenson, Dumas,Steinbeck, Tolstoy etc. Acho que ao longo dos anos adquiri o hábito das excelentes traduções, e não permito agora, ao reler um prémio Nobel da Literatura, ler uma autêntica cagada de palavras.
 
 
 

2 comentários:

  1. Ois,

    Nunca li mas tenho lá livros dele para ler, já sabia que eras admiradora do escritor

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha,
    para começares lê A Pérola, um livro pequeno, mas magnífico, até faz parte do plano nacional de leitura

    bjos

    ResponderEliminar