Sun 3

domingo, 25 de janeiro de 2015

Jane Eyre


Jane Eyre, vive de favor em casa de sua tia , esta não cumpriu a promessa que fez à sua falecida irmã e mandou Jane para um orfanato, quando a pequena completou 10 anos de idade. Ali, Jane tem uma educação esmerada até atingir os 18 anos, depois decide sair e ganhar o seu próprio dinheiro. Coloca um anúncio para trabalhar como preceptora e ...é chamada para Thornfield. 

Isto é uma releitura, a narrativa é de excelência, a história de Jane é simplesmente Magnífica. A progressão da personagem é fantástica, tudo aqui é fantástico, cheio de surpresas, cheio de twists. A autora fala com o leitor, como se estivesse a contar a sua própria história. A riqueza do vocabulário ,  a linguagem flui como pérolas a rolar. O trajeto de vida de Jane é Impressionante. É um romance maravilhoso. A tradução tira muito à narrativa, escrita com termos antigos e de forma peculiar. Outra coisa que gostaria de salientar , na descrição de Jane é utilizado o adjetivo Feia, 'Jane era feia', incorreto, Jane era 'plain', Simples, com um porte não aristocrata digamos, mas não Feia. Leiam, é uma história apaixonante. 10 estrelas

3 comentários:

  1. Ois,

    Bem vejo que gostaste bastante deste romance e como estou a adorar o "No pais das nuvens brancas" consideras este melhor ?

    E já agora se está publicado por cá :)

    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha,

    Este é um clássico, é a história de Jane.
    Mas para ser sincera a beleza da obra está na escrita, traduzida para português fica muito longe do seu sentido. Não que a tradução esteja mal, mas sim porque não se pode traduzir à letra, em português ficaria incorreto.

    Eu diria para leres O Monte dos Vendavais tb das irmãs Brontë mas aqui sim com uma história brutal , e sem dúvida um romance para a eternidade, com toques de sobrenatural

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Olha e penso que tenho esse livro ;)

    ResponderEliminar