Sun 3

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Grandes Esperanças

Pip, orfão de pai e mãe, está sentado no cemitério em frente das campas de seus pais. Ali perto existia uma prisão, de repente soa o alarme da fuga de 2 presos. No preciso momento em que Pip se dirigia para casa,dá de caras com um presidiário (Magwitch), que o agarra pelos ombros e lhe pede alguns objetos para cortar as correntes. Pip corre de imediato para sua casa,e dá de caras com o outro presidiário (Compeysan). Continuou a correr e chegou a casa, onde vivia com a sua irmã mais velha e o seu tio Joe Gadgery, ferreiro lá do sítio. 
 
Pip tinha 10 anos e não tinha instrução, então um dos senhorios lá da terra pede a Mrs. Joe Gadgery que Pip faça companhia a uma idosa da mansão Satis, Miss Havisham, uma velha excêntrica vestida de noiva, com o vestido e o véu rasgados. Mas Pip apaixona-se perdidamente por Estella , a filha adotiva da velha.Na mansão, Pip é completamente humilhado pelas duas mulheres. 

Os anos passam e Pip quer ser alguém, aprende a ler e a escrever, mas Joe Gadgery quer que ele seja aprendiz de ferreiro, Pip recusa-se, pois quer enriquecer e pedir Estella em casamento. Um belo dia, chega uma carta para Pip, está Rico, milionário, alguém lhe deixou uma herança. Enfim, vai para Londres e tira o seu curso, agora é um gentleman. Não quer saber da sua irmã e de seu tio.

Pip julga que foi a velha que lhe deixou o dinheiro, mas não ...foi Magwitch, o presidiário, o mesmo que deixou a velha no altar....por isso, ela 'treinou' Estella filha do outro presidiário, a humilhar todos os homens. Compeysan era o pai de Estella...
Então queriam mais não????

Opinião: perfeito, tudo o que Dickens escreve é perfeito. 10 'Estellas' loool.


4 comentários:

  1. Parece excelente a história :D

    ResponderEliminar
  2. Ois Elsa,

    Tenho mesmo que experimentar este escritor está mais que visto ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Dickens é perfeito, não tem pontos negativos.

    Neste livro, ele conseguiu chegar ao fim, e o leitor não tem uma única descrição do protagonista Pip.

    Maravilhoso

    bjos

    ResponderEliminar