Sun 3

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

The Little Friend


A história começa com a descrição do assassínio de Robin Dufresnes, um rapazinho de 9 anos, que foi encontrado enforcado numa árvore do jardim da casa onde vivia. Este ato brutal foi presençiado pela irmãs mais novas, Allison de 4 anos e Harriet com apenas meses de vida.
A ação é passada no Mississipi, fim da década de 70, Harriet agora com 12 anos de idade  e dotada de uma inteligência fora do vulgar, genial mesmo, está determinada a descobrir o assassino do irmão. Faz investigações por conta própria com a ajuda do seu pequeno amigo Hely, até que decide pôr em prártica um plano de vingança, que termina com outro assassínio, involutário sim, mas provocado por Harriet.

Tartt mostra mais uma vez a fabulosa escrita a que nos habitou n'A História Secreta'. Achei o ritmo desta leitura um pouco lento e não tão apelativo como os outros dois livros da autora, contudo o suspense mantém-se , a trama é complicada, e os personagens são bastante complexos,  neste caso particular crianças. Mais uma vez Tartt brinda o leitor com um crime logo no início do livro, e parece obcecada pelo facto do verdadeiro assassino nunca ser apanhado nem castigado. Uma escrita de alto nível, um ritmo lento mas uma história cativante. 4.50 estrelas

1 comentário: