Sun 3

sexta-feira, 1 de maio de 2015

All The Light We Cannot See


Paris 1940

2º Guerra Mundial, duas crianças, dois inimigos, que a guerra acaba por juntar. Marie-Laure vive com o pai em Paris, onde este ocupa o cargo de serralheiro do Museu de História Natural.Por causa do território ocupado, é confiado a Daniel (pai de Marie-Laure), um diamante raro e valioso, que este deverá esconder até ao final da guerra. 

Alemanha 1940

Werner e sua irmã Jutta, vivem num orfanato em Zollverein.Dotado de uma inteligência invulgar, Werner é um génio em electrónica, monta e desmonta rádios com uma perícia de génio. Chamado para reparar um rádio em casa de um oficial alemão, é elogiado pelo mesmo, que lhe arranja de imediato uma viagem até Berlim para se especializar em Ciências Electrónicas. 
Ajuda ao leitor...Werner é um rapaz com o cabelo louro-branco, ou seja, é Albino.


Opinião: Um livro extremamente bem estruturado, muito descritivo, lento e aborrecido. Os capítulos são curtos, temos a versão de Werner e a de Marie-Laure, mas falta-lhe 'alma'. Dá a impressão que estamos a ler um relatório, não uma história de guerra. Se eu fizesse um resumo da história, todos vós, porventura, iriam a correr comprar o livro, pois a sinopse é fabulosa, mas falta-lhe qualquer coisa, não sei bem o quê. O autor não relata a guerra nem as atrocidades, fala simplesmente das pessoas e das suas desventuras, com um final trágico e triste. Não vou dizer mais, não consegui sentir uma única emoção, ao contrário do Book Thief.  3 estrelas pela escrita.

4 comentários:

  1. Ois,

    Não sei se está publicado por cá seja como for não é um livro que nos deixe deslumbrado :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. vai ser publicado brevemente pois é o Pulitzer 2015

    não gostei nada mesmo

    bjos

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Estou bastante curiosa para ler este livro. Acho que é por causa do título, do tema e das personagens. Vamos ver como corre =)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Eu comecei a ler em Novembro, só terminei em abril

    É estranho, li este livro e é como se não tivesse lido nada, muito estranho, não me passou rigorosamente nada

    Bjos

    ResponderEliminar