Sun 3

domingo, 14 de dezembro de 2014

O Palácio de Inverno

O Palácio de Inverno, tal como o nome indica, é sobre as intrigas na corte do palácio da imperatriz Isabel da Rússia. Através de uma jovem informadora polaca, Varvara, a imperatriz toma conhecimento dos traidores à 'mãe' Rússia.
Incapaz de ser mãe, Isabel manda chamar o sobrinho Pedro, para lhe suceder no trono. Tal como é da praxe, precisa de uma noiva à altura para ter o tal herdeiro. Assim, Isabel nomeia a candidata : Sophie de Anhalt-Zerbst, a nobre alemã, que depois de baptizada pela imperatriz,foi e é conhecida por: Catarina a Grande.

Um livro interessante, pois as intrigas da corte são algo de impensável.A história começa bem, mas no decorrer do livro torna-se um pouco aborrecida, uma vez que a ação é sempre no mesmo sítio (o palãcio de inverno). A personagem central não é Catarina nem isabel, mas Varvara a informadora, cuja história não é muito interessante. Ao contrário do que esperava, não é um épico. Uma história 'previsível' onde a autora não mantém o suspense. Enfim, o começo foi bom, o meio nem por isso, e depois as últimas páginas foram a grande revelação de como era Catarina .....
O livro termina com a tomada de posse de Catarina, aka, Sophie de Anhalt-Zerbst.
Foi uma leitura interessante. 3 estrelas.
Nota: A sinopse da fnac refere Catarina como sendo uma princesa da Prússia?!!!!Ao menos acertem nas nacionalidades.

2 comentários:

  1. Viva,

    Faltou um pouco de ação fora do Palacio para se tornar numa excelente leitura, ainda assim penso que vale a pena, deduzo :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha
    Sim, lê-se bem, e sempre se aprende alguma coisa

    Faltou foi a ação fora do palácio, como disseste, seria de facto um livro excelente se mostrasse as frentes de guerra com a Prússia,
    o livro não é sobre Catarina, mas sim sobre Isabel.

    Bjos

    ResponderEliminar