O Palácio de Inverno, tal como o nome indica, é sobre as intrigas na corte do palácio da imperatriz Isabel da Rússia. Através de uma jovem informadora polaca, Varvara, a imperatriz toma conhecimento dos traidores à 'mãe' Rússia.
Incapaz de ser mãe, Isabel manda chamar o sobrinho Pedro, para lhe suceder no trono. Tal como é da praxe, precisa de uma noiva à altura para ter o tal herdeiro. Assim, Isabel nomeia a candidata : Sophie de Anhalt-Zerbst, a nobre alemã, que depois de baptizada pela imperatriz,foi e é conhecida por: Catarina a Grande.
Um livro interessante, pois as intrigas da corte são algo de impensável.A história começa bem, mas no decorrer do livro torna-se um pouco aborrecida, uma vez que a ação é sempre no mesmo sítio (o palãcio de inverno). A personagem central não é Catarina nem isabel, mas Varvara a informadora, cuja história não é muito interessante. Ao contrário do que esperava, não é um épico. Uma história 'previsível' onde a autora não mantém o suspense. Enfim, o começo foi bom, o meio nem por isso, e depois as últimas páginas foram a grande revelação de como era Catarina .....
O livro termina com a tomada de posse de Catarina, aka, Sophie de Anhalt-Zerbst.
Foi uma leitura interessante. 3 estrelas.
Nota: A sinopse da fnac refere Catarina como sendo uma princesa da Prússia?!!!!Ao menos acertem nas nacionalidades.
Viva,
ResponderEliminarFaltou um pouco de ação fora do Palacio para se tornar numa excelente leitura, ainda assim penso que vale a pena, deduzo :)
Bjs e boas leituras
Olá Fiacha
ResponderEliminarSim, lê-se bem, e sempre se aprende alguma coisa
Faltou foi a ação fora do palácio, como disseste, seria de facto um livro excelente se mostrasse as frentes de guerra com a Prússia,
o livro não é sobre Catarina, mas sim sobre Isabel.
Bjos