Sun 3

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Half a King

O primeiro livro YA de Joe Abercrombie. A história começa com dois funerias,( o rei e o seu filho mais velho), Yarvi o filho mais novo, fica assim na cadeira de ferro. Sem aptidão nenhuma para as lides de rei, Yarvi estava prestes a tornar-se 'minister' do rei, ou seja  um wise man, um conselheiro, uma mente brilhante, mas vê o seu sonho desmoronar-se ali mesmo, nas vésperas de ser o que toda a vida tinha idealizado.

Yarvi é também um 'cripple', não tinha dedos na mão esquerda, por isso o manejo das armas era-lhe impossível. Odem o seu tio, e irmão da raínha sua mãe Laitlin,não vê isto com bons olhos, e Yarvi cai numa emboscada, hoje é rei , amanhã escravo.
Mas Yarvi faz um juramente,  tem uma mente brilhante, ao longo da sua 'carreira' como escravo reúne uma troupe de foragidos, será que são o que dizem??


Mais uma vez Abercrombie surpreende com uma história de grande qualidade. A trama é brilhante, as aventuras sucedem-se a um ritmo alucinante, e o protagonista Yarvi, tem um percurso notável durante esta narrativa. 
No entanto, achei a escrita mais simples e a linha da narrativa também muito simples, uma vez que o escritor (ao contário das outras obras), só tem um plot a decorrer.
Não entendo isso do YA, se é Adulto para umas coisas, com certeza também é adulto para ler um livro. YA é  sempre um livro 'light', destinado a miúdos e teenagers, com uma escrita bastante simples, daí eu dar 4 estrelas. Gostei muito e já fiz pre-order do 2º livro.

4 comentários:

  1. o livro é muito bom, mas sinceramente isto do YA é uma treta

    ResponderEliminar
  2. Ois,

    Bem gosto muito do Joe, espero que um dia seja publicado por cá, parece mesmo muito bom ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Vale a pena sim 😉 apesar de ser uma leitura mais fácil, a escrita é de grande qualidade, assim como a trama

    ResponderEliminar