Sun 3

sábado, 6 de dezembro de 2014

The Miniaturist

Amsterdam, meados do século XVII, um mercador rico de 38 anos, casa com uma moça da província com apenas 18. O casamento foi 'acordado' claro, pois a mãe da moçoila está sem dinheiro. Nella vê-se assim numa nova casa, onde ninguém lhe presta atenção, onde todos a ignoram, o marido inclusive....se é que entendem.
Nella não entende, a casa é um mistério,  está cheia de segredos. Johanes, o marido, oferece-lhe como presente de casamento, uma casa em miniatura, a casa onde vivem.

Esta miniatura é a perfeição. É uma reprodução fiel da mansão grande, com todos os pormenores nela incluídos, mas esta miniatura de casa, parece obra do sobrenatural, a miniatura dita o futuro de Nella e de todos os que habitam na casa. O  seu conteúdo  muda conforme os acontecimentos, sem ninguém lhe mexer.


Este livro é Brutal, uma obra de excelência equivalente aos clássicos antigos. A autora mantém um tom de mistério constante, os acontecimentos vão-se desenrolando e quando é revelado o 1º mistério, o leitor (eu) deixei cair o livro, fiquei sem fala durante 10 minutos pelo menos. A trama é complexa (muito), a escrita complexa é. A história é negra, com toques de sobrenatural.Livro não aconselhado a menores de 30 anos, a sério mesmo, mais pela complexidade e maturidade dos assuntos. Uma história que deixa o leitor à beira da exautão de 'sentimentos'. Baseada em factos históricos verídicos. Sem dúvida o melhor livro que li desde a minha infância, faz parecer todos os outros, livros infantis. Daria 50 estrelas, foi Brutal.

2 comentários:

  1. Ois,

    Espero que venha a ser publicado em portugal, se for tens que me avisar, não me passe ao lado ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha,
    se alguma vez o publicaream por cá eu digo
    mas como é hábito, as obras de categoria não vendem, o povo gosta é de leituras fáceis tipo: 'rapaz conhece rapariga, e vivem felizes para sempre'.


    ResponderEliminar